Carta Mensal Rio Claro Investimentos - Janeiro 2020

por Matheus Portela, CFP®,CGA,CNPI
15 de Janeiro de 2020, 19:25 h | por Matheus Portela, CFP®,CGA,CNPI
InvestimentoAtualidades
Passamos pelas principais notícias econômicas do Brasil e do mundo, focando em como os acontecimentos influenciaram o mercado financeiro em dezembro e as movimentações das nossas carteiras de investimentos. Confira!

Dezembro foi marcado por uma forte recuperação dos fundos multimercados, esses expressando consideráveis ganhos, recuperando a retraída do mês de novembro.  Os fundos de renda fixa vêm mantendo o ritmo de recuperação desde outubro.

Janeiro manteve esse ritmo, apesar de tensões geopolíticas como o conflito EUA-Irã após a morte do general iraniano Soleimani e a resposta iraniana atacando a embaixada americana. Contudo, o momento de maior tensão do conflito parece ter passado, com uma moderação nos discursos de ambos os lados.

A ratificação do novo acordo comercial entre Canadá, EUA e México, o UMSCA, e assinatura da primeira fase do novo acordo comercial entre China e EUA na última quarta (15), sinalizando, no mínimo, uma trégua na disputa tarifária entre as duas potências. 

No cenário local, janeiro registrou certa euforia em bolsa em razão de uma melhora do cenário externos e boas perspectivas locais para 2020, levando a uma renovação da máxima histórica da Ibovespa nessa semana.  Nesse mês também, o FMI publicou uma revisão na sua expectativa de crescimento da economia global e da brasileira.  Enquanto houve uma revisão para baixo do crescimento global (redução em 0,1% em 2020 e 0,2% em 2021), o fundo revisou sua projeção para o Brasil para cima, em 0,2% nesse ano, agora em 2,2%. Razões para essa revisão se devem à aprovação da reforma da previdência e melhoras nas expectativas do setor de mineração.

Os fundos multimercados permanecem em um ritmo de alta, com uma leve desaceleração em relação a dezembro, por esse ter sido um mês bem atípico, com uma forte alta desses fundos.  Os fundos de renda fixa, conforme esperado, mantêm o ritmo de recuperação. Um fenômeno fora da curva foi o reajuste nos preços das cotas de fundos imobiliários, que após uma grande alta no último ano, em decorrência de consecutivas cortes na taxa de juros e da forte correlação entre expectativa de crescimento econômico e setor imobiliário. Dessa forma, houve uma desvalorização desses ativos, mas nada comparável ao expressivo ganho do último ano.

Houve também um realinhamento na nossa estratégia de fundos multimercados de estratégia quantitativa, uma vez que se observou novos ativos mais bem alinhados com nossas expectativas para esse próximo ano.

 

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Vamos falar sobre dinheiro!

Em sua invenção, o dinheiro era um simples intermediador de trocas de mercadorias, foi uma ideia excelente e que facilitou muito a vida das pessoas. Com o passar dos séculos, transformou-se num valor próprio, gerando o gosto, em muitas pessoas, de acumulá-lo; isso com o intuito inicial de se precaver contra qualquer tipo de escassez ou adversidade futura.

Carta Mensal Rio Claro Investimentos - Junho 2020

O mês de junho foi marcado por um reajuste de expectativas em relação ao mês de maio. Enquanto o mês anterior foi de bastante entusiasmo, dada a reabertura gradual da economia europeia, indicações de que o pico da pandemia do coronavírus já teria passado nos EUA e o otimismo local propiciaram a percepção de uma maior aversão ao risco dos investidores globais no mês de junho. A crescente de casos em vários estados americanos, o anúncio de uma segunda onda de infecções em Pequim bem como o aumento do estresse na política local com a prisão de Fabrício Queiroz e o avanço dos inquéritos no STF contra o Planalto geraram mais estresse no mercado.

Carta Aberta - Transparência, sem comissões escondidas, sem metas de produtos, isso é a Rio Claro

Uma carta de nosso sócio fundador sobre os valores e práticas da Rio Claro Investimentos.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.