Carta Mensal Rio Claro Investimentos - Fevereiro 2020

por Matheus Portela, CFP®, CGA, CNPI
14 de Fevereiro de 2020, 13:17 h | por Matheus Portela, CFP®, CGA, CNPI
FinançasAtualidades
Principais acontecimentos para o cenário econômico do mês de janeiro, análise das carteiras durante esse mês e perspectivas para o comportamento do mês de fevereiro

O mês de Janeiro pode ser dividido em dois períodos para a análise das carteiras. Enquanto a primeira quinzena seguiu o ritmo de dezembro, marcado por uma forte recuperação da posição em bolsa e manutenção do ritmo de recuperação gradual dos fundos de renda fixa, a segunda metade teve uma considerável correção na bolsa, quando foi noticiada a disseminação do coronavírus, com número crescente de infectados e (em menor escala) de mortes.

Os fundos imobiliários tiveram um 2019 com forte ganho e nesse início de ano parte desse ganho vem sendo corrigido. Porém, passada essa correção, a tendência é de uma valorização, uma vez que a economia vem se recuperando e o setor imobiliário possui uma forte correlação com o cenário econômico geral.

No cenário nacional, houve mais um corte na taxa de juros, de 0,25 p.p., com a Selic agora em 4,25%. A piora do cenário externo contribuiu, uma vez que diminuiu ainda mais a pressão inflacionária, além de uma recuperação mais lenta da economia. Contudo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sinalizou que esse ciclo deve ter se encerrado.

Durante esse mês a atenção no cenário internacional se mantém nas medidas do governo chinês para contenção da epidemia e também nas medidas de estímulo para evitar uma perda mais considerável na segunda maior economia mundial. No cenário local, o trâmite das reformas tributária e administrativa são indicadores da capacidade de aprovação da agenda pró-mercado e da articulação do Planalto. Nessa perspectiva, as notícias de um recuo do governo na reforma administrativa e a provável substituição do ministro da Casa Civil são um mau sinal.

Dado esse cenário macro, aumentamos a posição das carteiras em bolsa, aproveitando a queda do final de janeiro. Também substituímos parte da posição em renda fixa para uma posição multimercado com baixa volatilidade e alta liquidez, de modo a aumentar em pequeno grau a volatilidade média das carteiras, mantendo uma boa liquidez e aumentando as expectativas de ganho.

 

Um abraço em nome de toda equipe técnica,
Matheus Portela, CFP®, CGA, CNPI
Gestor Técnico da Rio Claro

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Vamos falar sobre dinheiro!

Em sua invenção, o dinheiro era um simples intermediador de trocas de mercadorias, foi uma ideia excelente e que facilitou muito a vida das pessoas. Com o passar dos séculos, transformou-se num valor próprio, gerando o gosto, em muitas pessoas, de acumulá-lo; isso com o intuito inicial de se precaver contra qualquer tipo de escassez ou adversidade futura.

Carta Mensal Rio Claro Investimentos - Junho 2020

O mês de junho foi marcado por um reajuste de expectativas em relação ao mês de maio. Enquanto o mês anterior foi de bastante entusiasmo, dada a reabertura gradual da economia europeia, indicações de que o pico da pandemia do coronavírus já teria passado nos EUA e o otimismo local propiciaram a percepção de uma maior aversão ao risco dos investidores globais no mês de junho. A crescente de casos em vários estados americanos, o anúncio de uma segunda onda de infecções em Pequim bem como o aumento do estresse na política local com a prisão de Fabrício Queiroz e o avanço dos inquéritos no STF contra o Planalto geraram mais estresse no mercado.

Carta Aberta - Transparência, sem comissões escondidas, sem metas de produtos, isso é a Rio Claro

Uma carta de nosso sócio fundador sobre os valores e práticas da Rio Claro Investimentos.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.