Fique rico em 30 anos, pergunte-me como!

por Pedro Jobim CFP®
02 de Maio de 2019, 11:37 h | por Pedro Jobim CFP®
InvestimentoFinanças
Você responderia ao anúncio acima? Acredito que não… O brasileiro em especial é imediatista, quer tudo agora e pensa pouco no que está perdendo no futuro. Entretanto paciência e disciplina é a unica fórmula garantida de se enriquecer!

Dia após dia, vemos pessoas vendendo fórmulas mágicas para se ganhar dinheiro sem esforço. São esquemas de pirâmide, investimentos milagrosos com retornos “garantidos”. Ano após ano, vemos pessoas caindo nessas armadilhas — muitas vezes as mesmas pessoas — , sempre pulando de galho em galho procurando algo que não existe e levando prejuízos no caminho.

Se houvesse uma maneira fácil e rápida de se enriquecer (e pode até ser que apareçam algumas de tempos em tempos), seus descobridores necessariamente precisam guardar essa fórmula em segredo para continuar lucrando. É simples e matemático: se algo é fácil de replicar, ou se mantém secreto ou rapidamente vai parar de dar dinheiro quando todos copiarem. Não tem como todos enriquecerem fazendo a mesma coisa. Se alguém está te ligando, anunciando e oferecendo indiscriminadamente uma fórmula mágica, pode ter certeza que a única pessoa que estará ganhando é o vendedor, nunca o comprador.

É fácil perceber quando se está entrando em uma furada: uma empresa que te paga para colocar anúncios que ninguém lê; uma moeda que se valoriza, mas ninguém usa; qualquer empresa que te pague mais para conseguir vendedores do que consumidores… Os golpes e as pirâmides estão na nossa cara, mas o desejo de ganhar dinheiro fácil e o medo de perder uma onda acabam sendo mais fortes que a racionalidade e nos cegando para o que é obvio.

Existem 2 maneiras de realmente construir um grande patrimônio, uma é bem fácil e outra muito difícil:

1 — Trabalhar muito mais que os outros, empreender, correr riscos e se destacar com algo que seja de tal forma inteligente e/ou inovador que gere uma quantidade enorme de riqueza em pouco tempo — seja uma empresa bem-sucedida ou algum empreendimento dentro do seu trabalho atual, tem que ser algo muito melhor do que já existe para te trazer destaque e sucesso rapidamente. Essa é a maneira difícil.

2 — A maneira fácil é ter paciência, disciplina e durante os anos sistematicamente poupar e investir com qualidade, se planejar, prestar atenção nos detalhes e estar sempre preparado para conseguir aproveitar oportunidades verdadeiras quando elas se apresentarem, construindo aos poucos um patrimônio sólido.
Qual caminho você está seguindo? Construindo sua fundação para uma vida tranquila ou correndo em círculos atrás de oportunidades milagrosas?

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Vamos falar sobre dinheiro!

Em sua invenção, o dinheiro era um simples intermediador de trocas de mercadorias, foi uma ideia excelente e que facilitou muito a vida das pessoas. Com o passar dos séculos, transformou-se num valor próprio, gerando o gosto, em muitas pessoas, de acumulá-lo; isso com o intuito inicial de se precaver contra qualquer tipo de escassez ou adversidade futura.

Carta Mensal Rio Claro Investimentos - Junho 2020

O mês de junho foi marcado por um reajuste de expectativas em relação ao mês de maio. Enquanto o mês anterior foi de bastante entusiasmo, dada a reabertura gradual da economia europeia, indicações de que o pico da pandemia do coronavírus já teria passado nos EUA e o otimismo local propiciaram a percepção de uma maior aversão ao risco dos investidores globais no mês de junho. A crescente de casos em vários estados americanos, o anúncio de uma segunda onda de infecções em Pequim bem como o aumento do estresse na política local com a prisão de Fabrício Queiroz e o avanço dos inquéritos no STF contra o Planalto geraram mais estresse no mercado.

Carta Aberta - Transparência, sem comissões escondidas, sem metas de produtos, isso é a Rio Claro

Uma carta de nosso sócio fundador sobre os valores e práticas da Rio Claro Investimentos.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.