Notícias Econômicas da Semana: 25 de Junho

por Gabriel Santos Viana
25 de Junho de 2019, 09:36 h | por Gabriel Santos Viana
Atualidades
Principais notícias econômicas do mundo! Esta semana candidatos foram definidos para o cargo de primeiro-ministro britânico, inflação da Europa continua em baixa, atrito entre Trump e Irã, no Brasil a articulação pela aprovação da reforma da previdência continua instável, e a urgência pela a aprovação aumenta.

Nessa última semana foram definidos os dois candidatos que disputarão o cargo de primeiro-ministro britânico. Eles são o ex-prefeito e favorito a ganhar, Boris Johnson, e o atual ministro de Relações Exteriores, Jeremy Hunt. Em julho será decidido o premiê britânico que dará sequência às negociações do Brexit, com a provável vitória de Johnson gerando apreensão no mercado devido à sua posição dura no assunto.

Também na Europa, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sinalizou um afrouxo monetário com possíveis cortes de juros e compra de bônus. A Europa vem apresentando uma inflação muito baixa, reflexo de sua atividade econômica inferior ao normal, especialmente no setor produtivo. Esse movimento frustrou o presidente americano Donald Trump, que acusou a Europa de competir injustamente com o dólar ao abaixar de forma “imediata” o euro frente à moeda americana.

O próprio FED (Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos) foi alvo de ataques recentes de Trump. No dia 24 de junho, o presidente americano criticou o Federal Reserve por não terem cortado a taxa de juros e terem tomado algumas medidas severas. Apesar disso, a instituição sinalizou na última reunião de política monetária na quarta (19) que poderá cortar a taxa de juros em até 0,5% até o final do ano, o que animou o mercado. Esse foi um dos eventos que permitiu que o Ibovespa batesse pela primeira vez a marca simbólica dos 100 mil pontos.

Na sexta (21), a Ibovespa voltou a ultrapassar a marca, puxada novamente pelas perspectivas de cortes de juros em diversos países e pela escalada das tensões entre EUA e Irã. O Irã derrubou um drone americano e o presidente americano reagiu em sua rede social, o que gerou uma apreensão nos investidores.

Isso levou auma disparada do preço do petróleo e, por consequência, a uma valorização das ações da Petrobras, que possui participação expressiva no índice. Ontem dia (24) Trump oficializou sanções econômicas contra o Irã, aumentando a tensão entre os dois lados. 

A articulação pela aprovação da reforma da previdência continua instável. Na última quinta (20) foi veiculado que o ministro da casa civil, Onyx Lorenzoni, fechou acordo com líderes partidários para viabilizar a votação da reforma até a primeira quinzena de julho. Por outro lado, na última terça (18) o presidente Bolsonaro havia declarado que não lutaria pela reinclusão dos estados e municípios, avaliando que ônus da reforma teria que ser compartilhado com governos municipais e estaduais.

A urgência da reforma é alta, com analistas ouvidos pelo Banco Central cortando novamente a perspectiva de crescimento do PIB desta vez para 0,87% segundo o último boletim Focus. Este cenário está levando a uma pressão sobre a direção do Banco Central em reduzir a taxa de juros, o que até o momento não é favorável até que as reformas sejam aprovadas, segundo o presidente da instituição Roberto Campos Neto.

Nesta próxima semana a escalada do conflito entre EUA e Irã deve ser o grande assunto do noticiário internacional. Por aqui, espera-se uma aceleração nos trâmites da reforma da previdência, na medida em que se aproxima o recesso parlamentar de julho.

 

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Notícias Econômicas e Investimentos: Outubro 2019

Esclarecemos aqui como os principais acontecimentos econômicos nacionais e internacionais influenciaram as carteiras de investimentos da Rio Claro no mês de outubro. Entenda como o mercado financeiro está movimentando as estratégias de carteiras da Rio Claro.

O maior risco do mercado financeiro

Existe um risco que poucas pessoas enxergam. Por este motivo quase todos estamos expostos a ele. Entenda que risco é esse e formas que você pode evitá-lo.

Você sabe como funciona uma Gestora de Investimentos?

Conheça os processos da Rio Claro Investimentos, a primeira Gestora de Investimentos Independente de Brasília.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.