O mal das dicas de investimentos genéricas!

por Filipe Godoi
31 de Julho de 2019, 14:45 h | por Filipe Godoi
Você investe seguindo dicas de investimento encontradas na internet? CUIDADO, você pode estar atingindo resultados aleatórios. Para investir bem, você deve levar em considerações todo o seu planejamento financeiro. Essa é a forma de maximizar o retorno da sua carteira!

Segundo a revista Forbes, "O volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade." Mas será que sabemos lidar com essa quantidade de informações?

Information is not knowledge. Ao dizer que apenas informações não significam conhecimento, Albert Einstein nos indicava a necessidade de relacionar os pontos entre si, ou até mesmo com outras experiências já vividas. O conhecimento é alcançado pela análise e compreensão da mensagem transmitida na informação. Mas nem a mente brilhante de Einstein poderia prever o momento que estamos vivendo: Com tantas informações de tantas fontes diferentes, como processar esse bombardeio de comandos para o objetivo certo?

Dicas de Investimento

Dentre todas as áreas, o Mercado Financeiro tem seu local de destaque no número de atividades na internet. São desde empresas que vendem os melhores ativos, por blogueiros que explicam o melhor risco/retorno de carteiras e até, infelizmente, pessoas que vendem rentabilidades extraordinárias atreladas à baixos riscos: as famosas fraudes do Egito🔺

Partindo do pior, no Brasil é proibido a venda de rentabilidades. Ou seja, qualquer anúncio que te prometa a rentabilidade do investimento está cometendo um crime! Então já eliminamos esse tipo de informações. Por outro lado, cada vez mais estamos encontrando pessoas verdadeiramente qualificadas que procuram ensinar de forma geral sobre o mercado, investimentos e educação financeira.

O grande trabalho desse pessoal se resume em criar uma série de recomendações, cada um especializado em um área: renda fixa, fundos de investimentos, ações e até alternativas de investimentos internacionais. É relativamente fácil encontrar fontes bacanas que constroem análises seguindo premissas básicas de economia para todos esses ativos. Mas como você sabe se as recomendações sugeridas na internet são perfeitas para você?

Modelo Moderno de Carteira


"Todo objetivo é composto por um valor e um prazo" Prof. Vicente Falconi


Qualquer investimento que você fizer precisa ter um objetivo claro. Sem ter isso, o melhor que você faz é: não investir em nada! É importante ter clareza do motivo que está levando você a fazer um determinado investimento.

A busca por ativos que não são correlacionados entre si proporciona a diversificação desejada da carteira. E esse é o principal benefício de bons relatórios de investimento. Porém, para ganhos consistentes, é necessário o rebalanceamento da carteira a medida que o comportamentos dos ativos, durante o tempo, se afasta da estratégia estabelecida inicialmente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O modelo antigo de carteira de investimentos orienta a seleção de ativos que geram os melhores retornos dado uma restrição, o risco. Mas quando falamos do modelo moderno de carteira amplia a avaliação das restrições. Você deve levar em conta as restrições de todo um planejamento financeiro do investidor. Daí ressaltamos a grande importância do planejamento financeiro. A grande sacada é alinhar a carteira de investimentos com todos os objetivos: valor + prazo.

Em geral as recomendações de carteira são recomendações superficiais. Elas não detalham muito o que o investidor deve esperar do comportamento daquele portfólio e a quais riscos ele está mais exposto. Se, por ventura, as alocações de investimento não previram uma necessidade de resgate em uma data inoportuna, por exemplo, o pagamento de impostos não planejados pode comprometer todo o retorno esperado.

Por fim,

Não estou querendo dizer que todas as dicas de investimentos ou relatórios são ruins. Claro que todo mundo gosta de ver quais ativos que estão chamando a atenção do mercado. Mas saiba que as recomendações generalizadas, não especialmente orientadas à você e ao seu planejamento financeiro, não vão muito além disso.

Investir bem não é sorte e nem é feito em um boa tacada. O jeito certo de investir é feito por um processo sistemático e consistente à profundidade do seu planejamento.

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Notícias Econômicas e Investimentos: Outubro 2019

Esclarecemos aqui como os principais acontecimentos econômicos nacionais e internacionais influenciaram as carteiras de investimentos da Rio Claro no mês de outubro. Entenda como o mercado financeiro está movimentando as estratégias de carteiras da Rio Claro.

O maior risco do mercado financeiro

Existe um risco que poucas pessoas enxergam. Por este motivo quase todos estamos expostos a ele. Entenda que risco é esse e formas que você pode evitá-lo.

Você sabe como funciona uma Gestora de Investimentos?

Conheça os processos da Rio Claro Investimentos, a primeira Gestora de Investimentos Independente de Brasília.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.