O que é um Planejador Financeiro Independente?

por Filipe Godoi
23 de Julho de 2019, 10:14 h | por Filipe Godoi
Você até pode presumir que todos os consultores financeiros, gerentes de bancos e agentes autônomos têm a obrigação de dar conselhos que sejam do melhor interesse do cliente, mas nem sempre é esse o caso. Explicamos neste post como funciona o trabalho dos Planejadores Financeiros Independentes.

O trabalho dos planejadores financeiros independentes é feito dentro de certas diretrizes, com o único objetivo de proteger seus clientes e seus investimentos. Isso quer dizer que esses consultores financeiros só podem receber sua remuneração diretamente de você como cliente (como um contador ou advogado), em vez de serem pagos por meio de comissões de produtos que vendem. Existem muitas razões pelas quais você gostaria de considerar esse tipo de planejador para ajudá-lo a construir sua vida financeira, deixa que eu te explico como funciona.
 

Padrão Fiduciário

Os planejadores financeiros independentes operam como fiduciários. O padrão Fiduciário significa que uma pessoa deve legalmente dar conselhos que, exclusivamente, sejam do melhor interesse do cliente.

Alguns podem presumir que todos os consultores financeiros têm a obrigação de dar conselhos que sejam do melhor interesse do cliente, mas nem sempre é esse o caso. A maioria da indústria de consultoria financeira opera em um "padrão de adequação".

Pergunte a um consultor em potencial se ele tem uma responsabilidade fiduciária ou um padrão de adequação. Escolha um que funcione como fiduciário!

Remuneração dos Planejadores Independentes

Um planejador financeiro independente não pode receber comissões de uma corretora, de uma empresa de fundo mútuo ou de qualquer outra fonte além de você, o cliente. Eles representam você e seus interesses ao lhe dar conselhos. Quando você pensa sobre de onde vem o contracheque de alguém, isso pode lhe dar uma dica a quem eles depositarão sua lealdade. O gerente trabalha para você ou para o banco? #ficaadica😉

Um planejador independente pode cobrar uma taxa baseada em uma porcentagem dos ativos que eles gerenciam para você, eles podem cobrar uma taxa anual fixa ou o misto dos dois. O grande benefício é você ter todas as informações desde o início e durante o acompanhamento. O consultor pode (e deve!) divulgar essas taxas para você.

Dessa forma, os planejadores independentes têm a responsabilidade fiduciária de escolher investimentos que sejam de seu interesse. Eles normalmente usam investimentos que têm baixas despesas internas, como fundos descarregados, títulos e outros investimentos que não têm taxas anuais comerciais, de marketing ou de distribuição.

Alguns oferecem apenas gerenciamento de investimentos, enquanto outros incluem planejamento financeiro como parte de sua oferta, e alguns se especializam em determinadas áreas, como aquelas que lidam apenas com planejamento de aposentadoria. 

Decida que tipo de serviços financeiros você precisa para saber que tipo de consultor ou empresa procurar!

Rio Claro Investimentos

Até data dessa publicação a Rio Claro é a primeira e única Gestora Independente de Brasília. Isso quer dizer que todos os planejadores financeiros da Rio Claro trabalham no padrão fiduciário, realizando tanto o planejamento financeiro, como também, a gestão dos ativos de seus clientes. O resultando é; tranquilidade para sua vida financeira e o maior grau de sofisticação de sua carteira. Entenda mais sobre os serviços da Rio Claro clicando aqui!

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Você sabe como funciona uma Gestora de Investimentos?

Conheça os processos da Rio Claro Investimentos, a primeira Gestora de Investimentos Independente de Brasília.

Notícias Econômicas da Semana: 02 de outubro, 2019

Atualizações do Brexit, processo de impeachment do Trump, cortes na taxa de juros no Brasil, Bolsonaro e a MP da liberdade econômica e muito mais! Atualiza-se com a Rio Claro. 

Notícias Econômicas da Semana: 18 de setembro, 2019

No mundo: reviravolta do Brexit, cortes nas taxas de juros na Europa, ataques na Arábia Saudita. No Brasil: reforma da Previdência e Tributária e demissão do secretário da Receita. Atualize-se com a Rio Claro!

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.