O que é uma Gestora de Investimento Independente?

por Filipe Godoi
02 de Agosto de 2019, 14:34 h | por Filipe Godoi
Investimento
A maioria dos brasileiros não conhecem o modelo de Gestão de Investimentos. Porém, as Gestoras têm o potencial de transformar o cenário do mercado financeiro, direcionando ele a favor do cliente. Vale a pena a leitura!

Mercado Financeiro Tradicional

A melhor maneira de começar a explicar o que é uma Gestora de Investimento Independente é explicando como funciona o mercado financeiro tradicional. Esse é composto por três entidades em linha: uma corretora, um agente autônomo/gerente de banco e, por fim, você investidor.

Nessa relação, são as instituições financeiras que remuneram esses profissionais por meio de comissões. Essas comissões variam de um produto para outro, o que abre espaço para conflitos de interesse.

Gestora de Investimento Independente

Por outro lado, uma gestora independente certificada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) possui todo o respaldo técnico e legal, e a liberdade necessária para sempre defender os interesses do investidor. Independente quer dizer que essa gestora não tem vínculo com nenhuma instituição financeira, assim é eliminado possíveis conflitos de interesse na hora de recomendar investimentos.

O planejador financeiro de uma gestora independente tem uma relação fiduciária (fee-only) com você investidor. Isso quer dizer que esse profissional não recebe nenhuma comissão dos ativos financeiros que ele indica para você. É muito provável que essa seja a primeira vez que você saberá com clareza como você está remunerando um profissional do mercado financeiro.

Agora o que significa ser uma gestora de investimentos? Além de recomendar os investimentos, a gestora pode implementar! Isso permite que as carteiras de investimentos sejam mais sofisticadas e eficientes, podendo ser rebalanceadas e administradas continuamente por gestores certificados. Além de maximizar o potencial de rentabilidade da carteira, é uma conveniência muito grande para o cliente. 

é importante salientar que o seu dinheiro nunca passa pela gestora, está sempre em seu nome e em seu CPF em uma plataforma de investimentos. As gestoras de recursos apenas possuem a certificação e permissão do cliente para realizar a gestão desses ativos, seguindo rígidos critérios e políticas de investimentos da CVM para garantir que as melhores estratégias sejam aplicadas para cada investidor.

O jeito certo de investir

O trabalho das Gestoras de Investimentos independente buscam transformar o cenário tradicional, trazendo um modelo que direciona todo o conhecimento do mercado financeiro a benefício do cliente. O planejador financeiro torna-se o seu representante no mundo dos investimentos, apoiado por uma equipe técnica de gestão (e certificada!).

Investir bem é levar em consideração todas as restrições do seu Planejamento Financeiro somado a Gestão Ativa dos seus investimentos.

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Notícias Econômicas e Investimentos: Outubro 2019

Esclarecemos aqui como os principais acontecimentos econômicos nacionais e internacionais influenciaram as carteiras de investimentos da Rio Claro no mês de outubro. Entenda como o mercado financeiro está movimentando as estratégias de carteiras da Rio Claro.

O maior risco do mercado financeiro

Existe um risco que poucas pessoas enxergam. Por este motivo quase todos estamos expostos a ele. Entenda que risco é esse e formas que você pode evitá-lo.

Você sabe como funciona uma Gestora de Investimentos?

Conheça os processos da Rio Claro Investimentos, a primeira Gestora de Investimentos Independente de Brasília.

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.