O que perguntar para um Planejador Financeiro?

por Filipe Godoi
15 de Julho de 2019, 11:44 h | por Filipe Godoi
Planejamento Financeiro
Está procurando um profissional para guiar seus investimentos e decisões financeiros? Como qualquer relacionamento o planejador financeiro e seu cliente devem dar "match". Por isso, é essencial que você como cliente também avalie se o profissional é o ideal para seu perfil e realidade. Separamos 4 dicas práticas para te ajudar nessa escolha!

Quando você está procurando um consultor financeiro, o que você está procurando é um CFO (Chief Financial Officer), ou seja, um diretor financeiro para ajudá-lo a cuidar dos seus assuntos financeiros e de sua família. Você deverá entrevistar vários candidatos em potencial e garantir que encontre a pessoa certa para o trabalho. Sua entrevista envolverá perguntas importantes ao potencial consultor financeiro.

Você pode perguntar sobre as suas certificações, experiência ou até mesmo recomendações, mas, como você está procurando ajuda com alguém com conhecimentos que você não possui, pode ser difícil determinar se eles são apenas vendedores ou se eles realmente têm as qualidades perfeitas para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Para ajudar você avaliar o discurso do Planejador Financeiro, fiz uma lista de quatro perguntas práticas:

Você pode fazer essas perguntas pelo telefone em cerca de 15 minutos e, assim, usá-las para ajudá-lo a pré-selecionar possíveis consultores financeiros, ou pode fazê-las cara a cara!👀

1. Peça que ele ou ela descreva o seu cliente ideal

Qualquer bom consultor financeiro terá uma área de especialização. Você quer alguém que tenha experiência em trabalhar com pessoas como você. Se você começou a ter uma capacidade de poupança agora e o planejador foca apenas em clientes já com patrimônio consolidado, talvez esse não seja o melhor consultor para você. Ou até mesmo se você está prestes a se aposentar e eles dizem que trabalham com famílias jovens, talvez seja muito distante da sua realidade. Encontre um consultor financeiro cujo cliente ideal seja muito semelhante à sua situação atual.

2. Peça que explique um conceito financeiro para você

O que você está avaliando aqui é se você consegue entender a explicação deles. Se há sempre um discurso pronto ou respostas genéricas, questione novamente. Se você ainda não entendeu a resposta, siga em frente! O que você quer é trabalhar com alguém que possa explicar conceitos financeiros para você em português, nada do famoso economiquês.

3. Pergunte sobre projeções de planejamento de aposentadoria

O principal pilar de um planejamento financeiro bem feito sempre será a Independência Financeira. Uma projeção de planejamento de aposentadoria ajuda você a ver quanto dinheiro você terá à disposição por mês no futuro, a partir de agora até a expectativa de vida. Essa avaliação é baseada em projeções sobre a taxa de retorno em que seus ativos investidos crescem ao longo dos anos, considerando (claro!) o ritmo da inflação.

Nesse ponto, você quer alguém que saiba avaliar em profundidade o seu perfil e traçar o melhor plano, totalmente personalizado ao seu contexto!

4. Pergunte como funciona a sua remuneração

O ponto aqui é ouvir uma resposta honesta! Um bom consultor financeiro deve ser totalmente independente de qualquer instituição financeira: como bancos, corretoras e afins. Respostas como "Minha empresa me paga" ou "Você não paga nada do seu bolso" não são aceitáveis!

Se eles forem pagos diretamente por você, eles terão um incentivo para fornecer aconselhamento e serviços que estejam de acordo com suas metas. E se eles são pagos por comissões ou taxas que são filtradas por um corretor, isso quer dizer que sua remuneração está ligada aos produtos que seu corretor prefere que usem, não aos que são melhores para você. Isso é o tão prejudicial conflito de interesse! (fuja disso!🏃‍♂️💨)

Por fim,

Ao conversar com o planejador financeiro não faça perguntas que você não entende. Será melhor se você conduzir uma conversa com suas próprias palavras. Esta é a melhor maneira de ter certeza de que você terá conversas fluidas e humanas com a pessoa que você deseja contratar!

Acompanhe nossos artigos e aprenda ainda mais com a Rio Claro.

Você sabe como funciona uma Gestora de Investimentos?

Conheça os processos da Rio Claro Investimentos, a primeira Gestora de Investimentos Independente de Brasília.

Notícias Econômicas da Semana: 02 de outubro, 2019

Atualizações do Brexit, processo de impeachment do Trump, cortes na taxa de juros no Brasil, Bolsonaro e a MP da liberdade econômica e muito mais! Atualiza-se com a Rio Claro. 

Notícias Econômicas da Semana: 18 de setembro, 2019

No mundo: reviravolta do Brexit, cortes nas taxas de juros na Europa, ataques na Arábia Saudita. No Brasil: reforma da Previdência e Tributária e demissão do secretário da Receita. Atualize-se com a Rio Claro!

O que significa ser uma gestora de investimentos independente?

Conheça a diferença entre o mercado financeiro tradicional e o modelo inovador da Rio Claro Investimentos.