Os POUPADORES
Infelizmente são minoria no Brasil que tem uma das piores culturas financeiras do mundo! Embora estejam a frente da maioria os poupadores também precisam se planejar bem! Procure sempre ter objetivos para seus investimentos para poupar na medida certa e não acabar abrindo mão da sua qualidade de vida hoje, em troca de uma fortuna que será levada para o caixão. Também é preciso se cercar da melhor informação possível para ter certeza que essa poupança esta sendo investida da melhor forma! Pequenas diferenças podem mudar muito lá na frente.
Os ENDIVIDADOS
Aqui o problema é mais sério, a maioria das vezes não é uma questão de geração de renda, tem gente que ganha R$1.000 reais e guarda dinheiro e tem gente que ganha R$50.000 e está no cheque especial. A não ser quando estamos saindo de algum momento realmente anormal em nossas vidas: Acidentes, falências ou algum tipo de emergência, o problema costuma ser mais psicológico do que monetário. Para quem tem esse perfil se planejar é bem mais difícil e muitas vezes precisa de medidas drásticas. Comece por acabar com as dívidas, renegociar, cortar cartões, vender bens, se mudar para uma casa menor. Abrir mão de um pouco de qualidade de vida hoje pode prevenir que você seja forçado a perder boa parte dela no futuro. O essencial é rever suas crenças em relação ao dinheiro, entender as causas do seu comportamento e desenvolver técnicas para controlar seu problema antes que se torne uma bola de neve irreversível.
Os EQUILIBRADOS
Esses normalmente gastam tudo o que ganham, vivem o presente e não pensam muito no futuro. Porem são controlados o bastante para nunca ficarem no negativo. Ouso dizer que é o perfil mais comum dos brasileiros. Normalmente dizem que não ganham o bastante para poupar, mas refletirem perceberão que pessoas com esse perfil, mesmo com diminuições ou aumentos de renda costumam sempre manter o mesmo padrão de vida e a mesma poupança zerada. Afinal, que coincidência seria, ganhar exatamente o que se precisa para viver!
Para os equilibrados a baixa capacidade de poupança não é um problema de renda, mas sim de prioridade. E resolver isso é muito mais fácil do que se imagina, basta dar sentido as suas economias! Fazer seu planejamento, colocar seus objetivos no papel, definir quanto eles custam e transformar seus sonhos do futuro em economias no presente! Depois é só “Pagar” seus investimentos junto com as suas contas! Quando se tem um bom plano que é seguido, depois de encaminhar seus objetivos ai sim, pode ser feliz gastando a sobra com tranquilidade e consciência limpa! O mais normal é ver pessoas com esse perfil que acreditavam não conseguir guardar dinheiro, após se planejarem começam a poupar uma quantia considerável sem sentir nenhuma diferença na qualidade de vida.
E você , qual o seu perfil?